5 Comentários
Avatar de User
Avatar de Mica

Adorei a sua sensibilidade ao relatar algo que ainda é tão pouco falado. Fiquei curiosa, qual sua tese de mestrado ?

Expand full comment
Avatar de Yasmin Déda

Vivi isso tudo sem o contexto da pandemia, em 2018, e até hoje ainda me pergunto como consegui concluir bem. É bom ler relatos assim e perceber que não fui preguiçosa ou procrastinei demais, é que todo o processo que envolve o mestrado - do projeto à defesa - é bem difícil mesmo e tem que ser conciliado com diversos fatores. (cheguei aqui pelo link de Queria ser grande...)

Expand full comment
Avatar de Marina Senese

Oi, Yasmin! Obrigada pelo seu comentário, fico feliz que tenha gostado do texto. Sobre a questão de procrastinar: sabe que eu acho super normal? Penso que nem tudo vai ter a mesma ordem de prioridades o tempo todo, e isso às vezes passa por preguiça mas é só que não dá pra ser 100% em tudo toda hora.

Expand full comment
Avatar de Bárbara Bom Angelo

meu deus, esse texto falou TANTO comigo <3 obrigada por se colocar de forma tão vulnerável e, assim, falar desse lado real do mestrado.

esse parágrafo aqui bateu forte, pq parece que muita gente consegue dedicar mil horas e só eu que não:

"Na pós-graduação real, a atividade de pesquisa é dividida com outras tantas: limpar a casa, trabalhar em outras atividades remuneradas, entregar prazos, ler outros textos, fazer exercício físico, existir e assim por diante. Poderia acrescentar outras realidades, que não são as minhas no momento, como maternar, cuidar, etc. Os desafios são inúmeros."

Expand full comment
Avatar de Marina Senese

Bárbara, fico feliz que tenha gostado do texto. É uma honra ter seu comentário e leitura por aqui! Torço muito por uma pós-graduação menos encastelada e mais próxima das diversas realidades que existem (e resistem) no contexto acadêmico.

Expand full comment